in

Xarope para aumentar a imunidade: 3 receitas simples

As receitas de xarope para aumentar imunidade servem como aliadas para quem está com gripe, resfriado ou alergia com tosse, e precisa de um empurrãozinho para aliviar os sintomas e tratar do problema ao mesmo tempo.

Esses xaropes não servem para prevenir doenças, já que para isso é necessário utilizar de outras soluções, como uma alimentação bastante saudável todos os dias, com muita água e prática de atividades físicas.

Os xaropes só devem ser usados quando a pessoa já está doente e precisa acalmar a tosse, fortalecendo o organismo ao mesmo tempo. Sabendo disso, anote as receitas a seguir e não deixe de consultar o seu médico antes de utilizá-las.

Receitas de xaropes naturais

A função dos xaropes, sejam comprados ou caseiros, é de aliviar a tosse, acalmando o gatilho que faz com que ela aconteça, e também como broncodilatador e expectorante, estimulando a eliminação de muco excessivo que está sendo produzido. Mas é possível fazer receitas caseiras que, além dessas funções, têm ingredientes que ajudam a fortalecer o sistema imunológico, acelerando a cura.

1. Xarope para aumentar imunidade com cebola e alho

A cebola e o alho são ingredientes poderosos para trazer mais força ao sistema imunológico, agindo como antibióticos naturais.

Ingredientes

    Cebola: 1 unidade;
    Alho: 1 dente grande;
    Mel: 1 xícara.

Modo de preparo e utilização

  1. Corte a cebola em rodelas e o alho e fatias.
  2. Coloque-os dentro de um frasco de vidro pequeno e previamente esterilizado.
  3. Adicione o mel, tampe bem e deixe na geladeira por 2 dias antes de começar a usar.
  4. Durante uma crise de tosse pode administrar até 2 colheres de sopa ao dia, uma em horário diferente da outra.

2. Xarope de orégano com cenoura

Essa também é uma boa receita para aliviar as crises de tosse, mas não impedir totalmente que ela aconteça, pois o muco produzido precisa ser eliminado através da tosse. Então a pessoa vai tossir o quanto precisar, depois o xarope vai acalmar a crise e ir agindo em benefício no organismo, deixando-o mais forte.

Ingredientes:

     Mel: 1 xícara;
     Cenouras médias: 4 unidades;
     Orégano desidratado: 1 colher (café).

Modo de preparo e utilização

  1. Lave e descasque as cenouras. Centrifugue-as no liquidificador para transformar em sumo.
  2. Coloque o sumo numa panela junto com o mel e mantenha em fogo baixo até engrossar.
  3. Desligue o fogo, adicione o orégano, misture e passe tudo para um pote de vidro esterilizado e com tampa.
  4. Tome 1 colher de sopa, de 3 a 4 vezes ao dia, conforme a intensidade da tosse.

3. Xarope para aumentar imunidade com abacaxi

Esse xarope é recomendado também para quem está convivendo com uma pessoa doente. É possível que o vírus se espalhe pelos outros membros que moram na mesma casa, então esse xarope vai ajudar a acabar com os vírus antes que os sintomas comecem a aparecer em todos.

Ingredientes:

     Abacaxi médio: 1 unidade;
     Gengibre ralado: 1 ½ colher (sopa);
     Mel: 1 xícara.

Modo de preparo e utilização

  1. Descasque o abacaxi e corte em pedacinhos. Coloque-os em uma panela (não pode ser de metal) e leve ao fogo até ferver. Tampe a panela e deixe esfriar naturalmente. Depois coe.
  2. Transfira o líquido coado para um vidro esterilizado, adicione o gengibre e o mel, tampe o pote e deixe algumas horas em infusão antes de utilizar.
  3. Nesse caso, tomar 1 colher de sopa ao dia é o suficiente, já que não tem a intenção de acabar com a tosse, só de fortalecer o organismo.

Cuidados e contraindicações

Há quem tome xarope como se fosse um suco docinho, no dia a dia, ou tome à vontade quando está doente. Mas essa atitude está errada e pode ser prejudicial. Mesmo se tratando de xaropes naturais, a quantidade a ser tomada deve ser de acordo com as orientações do médico ou do farmacêutico, em especial no caso das crianças.

Então, a recomendação dos especialistas é de que, se fizer um xarope em casa, vá à farmácia ou ao seu médico e diga ao profissional do que é feito o xarope, assim ele poderá dizer como deverá administrá-lo na pessoa doente. Esse cuidado é importante, pois ficar tomando xarope para aliviar a tosse pode acabar mascarando uma doença que necessita de outro tipo de tratamento para curar. Lembre-se que para um remédio virar veneno, basta exagerar na dose.

As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Para obter melhores resultados, mantenha um estilo de vida saudável e siga as orientações do médico quanto aos demais cuidados que deve ter para tratar cada doença.

Água de berinjela com limão para saciar a fome, desintoxicar o corpo, baixar o colesterol e perder peso

Especialista ensina como reforçar a imunidade para dificultar a contaminação do COVID-19