in

Benefícios dos cereais refinados

Desde a sua descoberta, os cereais refinados têm proporcionado inúmeros benefícios para a saúde, sem qualquer tipo de limitação, podendo ser utilizado como alimento básico na dieta. Isso porque os cereais são alimentos ricos em hidratos de carbono complexos, capazes de fornecer toda energia necessária, auxiliarem na prevenção do câncer, na constipação, em distúrbios do cólon, nos níveis de açúcar no sangue.

Além disso, os cereais também são capazes de enriquecer a saúde com suas excelentes quantidades de proteínas, gorduras, lipídios, minerais, vitaminas e enzimas.

Em sua composição encontram-se Niacina, ferro, riboflavina e tiamina. Grande parte dos cereais refinados encontrados por aí possuem abundantes teores de fibra, principalmente a cevada, a aveia e o trigo. Confira a seguir os demais benefícios proporcionados pelos cereais refinados:

Benefícios dos cereais refinados

Fonte de energia

Sem dúvidas os cereais são a maior fonte de energia para os seres humanos, pois proporcionam praticamente 30% do total de calorias em uma dieta comum. Além disso, sem dúvidas os cereais são o alimento calórico mais consumido na América, e em outros países são utilizados até mesmo como principal fonte de energia.

Tudo isso porque os cereais são uma barata fonte de energia, sendo a primeira opção das pessoas que necessitam de alguma fonte de energia em sua dieta. A ingestão desses cereais costuma ser elevada em famílias mais pobres, pois são de fácil acesso e proporcionam excelentes resultados na alimentação.

Grande quantidade de conteúdo mineral

Encontramos nos cereais, cerca de 95% de minerais como o sulfatos e fosfatos de magnésio, potássio e cálcio. Além disso, também é possível encontrar uma boa quantidade de fósforo conhecida como fitina, que reduz de forma considerável as atividades de absorção de ferro. Lembrando que os cereais refinados não possuem uma grande quantidade de fitatos em sua composição, pois após a germinação dos mesmos, ocorre a redução dos fitatos por conta da quebra de enzimas, necessitando em seguida de um reforço no teor de ferro.

Prevenção do câncer

Os cereais a partir do trigo integral reduzem de forma considerável a chance da pessoa obter câncer de mama, isso porque os cereais são ricos em fitoesteróis ou esteroides à base de plantas e estrogênio vegetal, o que estimula a produção do hormônio estrogênico. Os fitoesteróis se ligam à receptores de estrogênio que são encontrados nos tecidos da mama, produzindo o crescimento do câncer.

Mas, diversas pesquisas comprovaram que esse câncer de mama pode ser evitado com o consumo de produtos que contenham trigo integral ou cereais com grandes quantidades de fibra, pois aumentam o movimento das fezes através dos intestinos, comprimindo o tempo de reabsorção do estrogênio para a corrente sanguínea através da parede do cólon.

Prevenção da constipação e da desordem no cólon

Os cereais possuem fibras insolúveis como a celulose, a pectina e a hemicelulose, que são fibras presentes no farelo e no pericarpo, que muitas vezes é destruída durante o processamento. Por essa razão, recomenda-se o consumo de cereais para evitar problemas extremos com a prisão de ventre, isso porque os cereais também são extremamente eficazes na melhora do peristaltismo do intestino, aumentando o voluma nas fezes e mantendo o sistema interno sempre limpo.

Benefícios do pepino para saúde

Benefícios do pepino para saúde

Como endireitar a coluna sozinho

Como endireitar a coluna sozinho?