in

Benefícios do bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio possui milhares de benefícios, afinal, é um produto essencial para as diversas reações produzidas pelo corpo. Além disso, o bicarbonato de sódio possui diversos benefícios para a saúde, como por exemplo, a prevenção da diarreia, acidose metabólica, acidez, úlcera péptica e também a intoxicação de drogas. Tudo isso porque o bicarbonato de sódio contém propriedades antipruriginosas e também anti-coceira que auxiliam bastante na manutenção da saúde da pele.

Tudo isso torna o bicarbonato de sódio um remédio eficaz para a eliminação da gripe, de resfriados e também de placa. O medicamento é uma excelente fonte de sódio e impede que ocorra a hipercalemia, a infecção na bexiga e também o surgimento de pedras nos rins.

Ele é utilizado como medicamento por conta de suas propriedades antimicrobianas, que protegem o corpo contra diversas infecções. Além disso, o bicarbonato não é utilizado apenas para a saúde, ele também é extremamente útil e eficaz na cozinha e para a limpeza, sendo encontrado em todos os lares, ele é um produto inodoro, que possui gosto salgado e sempre encontrado em forma de pó branco.

São grandes benefícios para a saúde e o dia a dia, não é mesmo? Confira a seguir os demais benefícios proporcionados pelo uso do bicarbonato de sódio em nosso dia a dia.

Quais são os benefícios do bicarbonato de sódio?

Propriedades Antiácidas

O bicarbonato de sódio possui propriedades antiácidas, sendo altamente benéfico para o alívio da indigestão ácida, da acidez severa e também da azia. A ingestão do bicarbonato alivia também os sintomas provocados pela úlcera péptica. Por conta de suas propriedades alcalinas, ele também costuma ser recomendado para a redução da acidez na urina e no sangue.

Acidose metabólica

A ingestão do bicarbonato de sódio previne os riscos do surgimento da acidose metabólica em diversos problemas de saúde como a Diabetes, desordens cardiovasculares e muitas outras. Além disso, o bicarbonato também alivia os casos de acidose tubular renal.

Alivia a diarreia

O uso do bicarbonato de sódio também é indicado para casos de diarreia, onde ocorre uma perda significativa do bicarbonato no corpo.

Contra intoxicações

Além desses benefícios, o bicarbonato de sódio também é utilizado para o tratamento de diversas intoxicações, como envenenamento por álcool metílico, salicilatos e outros.

Anti-coceira

O bicarbonato de sódio possui propriedades anti-coceira ou antipuriginosas, que auxiliam no tratamento de diversos problemas na pele. A solução é preparada com uma paste que contém uma alta concentração de bicarbonato de sódio e é aplicada diretamente na pele afetada.

Para gripe e resfriado

Os problemas com a gripe e o resfriado são comuns no mundo inteiro e em qualquer idade. Para evitar o problema, basta uma dieta saudável e cuidados com a saúde, mas quando se torna inevitável, pode-se fazer uso do bicarbonato de sódio com uma lavagem nasal com uma solução de mistura de água morna, sal e bicarbonato de sódio que limpa o muco do nariz. Esse processo pode ser repetido até três vezes no mesmo dia para o alívio dos sintomas provocados pela doença.

Alimentos-que-melhoram-a-enxaqueca.jpg

Alimentos que melhoram a enxaqueca

Benefícios do leite desnatado

Benefícios do leite desnatado